Áreas de concentração

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola está dividido em cinco áreas de concentração: (i) Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas, (ii) Construções Rurais e Ambiência, (iii) Energia na Agricultura, (iv) Mecanização Agrícola e (v) Recursos Hídricos e Ambientais.

A Área de Concentração em Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas

Na Área de Concentração em Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas busca-se capacitar profissionais para atuarem na Pós-Colheita de Produtos Agrícolas, envolvendo as operações básicas desenvolvidas nas unidades armazenadoras e processadoras de grãos, nos sistemas de conservação de frutas e hortaliças e no processamento e conservação de plantas medicinais e aromáticas. A questão da preservação da qualidade dos produtos agrícolas, bem como o desenvolvimento de técnicas mais eficazes para essa preservação, é estudada. Um exemplo disso, é a utilização de ozônio para o tratamento, a conservação e a detoxificação de produtos agrícolas. Como todos os processos da Pós-Colheita dependem das propriedades físicas, químicas e biológicas dos produtos, a determinação dessas propriedades e o desenvolvimento de métodos para essa determinação é tema que vem merecendo muito estudo nessa Área de Concentração.

A Área de Concentração em Construções Rurais e Ambiência

Na Área de Concentração em Construções Rurais e Ambiência busca-se capacitar profissionais para atuarem em sistemas de produção animal e vegetal. Considerando que um ambiente confortável reduz o estresse sobre animais e vegetais, resultando em ganhos qualitativos e quantitativos, um dos focos dessa área de concentração é estudar o ambiente no qual animais e vegetais se desenvolvem. Para isso, os estudos realizados nessa área visam avaliar e desenvolver métodos e materiais construtivos, buscando construções que produzam um ambiente favorável e que permitam um manejo eficiente.
Outro tema estudado nessa área refere-se ao monitoramento das emissões de poluentes e o desenvolvimento de sistemas que reduzam essas emissões. Pesquisas associadas à análise do ciclo de vida vêm sendo utilizadas para se verificar o quão sustentável são os sistemas de produção.
Por fim, um outro foco das pesquisas está relacionado à agricultura digital na produção animal, o que está sendo chamado de zootecnia digital. As pesquisas nessa área envolvem o desenvolvimento de sistemas de sensoriamento para animais e para o ambiente e de sistemas de monitoramento da produção. Assim, é possível desenvolver sistemas de rastreabilidade com base por exemplo na tecnologia de Blockchain.

A Área de Concentração em Energia na Agricultura

Na Área de Concentração em Energia na Agricultura busca-se capacitar profissionais a atuarem na racionalização do uso da energia na agricultura e no desenvolvimento de fontes renováveis de energia. Os trabalhos vêm sendo concentrados na produção de biocombustíveis a partir de microalgas e de macaúba. Além disso, estuda-se também sistemas com base em energia solar e energia eólica para geração de energia para agricultura. Técnicas de modelagem com base em CFD (Computational Fluid Dynamics) são utilizadas para estudar o desempenho dos sistemas de produção de biocombustíveis e de geração de energia.

A Área de Concentração em Mecanização Agrícola

Na Área de Concentração em Mecanização Agrícola busca-se capacitar profissionais para atuarem na análise e no desenvolvimento de sistemas de produção agrícola mecanizados. A mecanização permite aumentar a produtividade da mão-de-obra nas operações de campo, reduzir o esforço necessário para a implantação e o manejo das culturas e melhorar a qualidade das operações de campo. A mecanização agrícola teve e vem tendo um papel importante para garantir a produção de alimentos em quantidades suficientes para atender uma crescente população mundial. O desenvolvimento de modernas e inovadoras técnicas de produção como a agricultura de precisão, a agricultura digital e a robotização da agricultura vem sendo intensamente estudado, visando otimizar o uso de insumos e produzir cada vez mais com uma menor disponibilidade de mão-de-obra no campo. As técnicas de sensoriamento remoto por VANTs e a modelagem com base em inteligência artificial/machine learning vêm sendo desenvolvidas para diagnosticar e/ou prescrever insumo para serem aplicados por máquinas de aplicação à taxa variada.

A Área de Concentração em Recursos Hídricos e Ambientais

Na Área Concentração em Recursos Hídricos e Ambientais busca-se capacitar profissionais para atuarem em três frentes: a primeira diz respeito ao desenvolvimento e ao manejo de sistemas de irrigação para os diferentes tipos de culturas; a segunda é voltada para o planejamento e gestão de recursos hídricos; e a terceira é voltada para o tratamento e utilização de resíduos e águas residuárias no meio rural. Técnicas de análises estatísticas multivariadas, sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica e inteligência artificial vêm sendo utilizadas para obtenção e análise de dados visando resolver os problemas dessa Área de Concentração.


Endereço

Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia Agricola

Programa de Pós-Graduação em Eng. Agrícola

36570-900 Viçosa MG

Telefone (31) 3612-4004

E-mail: ega@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados