52 Anos de História do PPGEA-UFV

Aconteceu, no dia 09 de novembro de 2022, no Auditório do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), o evento de comemoração dos 52 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (PPGEA-UFV). Estiveram presentes estudantes, egressos, técnicos administrativos e orientadores que fizeram (e fazem) parte da história do Programa.

Para rememorar a história do PPGEA-UFV, o evento foi iniciado com uma solenidade de abertura com a presença do Prof. Ernandes Rodrigues de Alencar (Coordenador do PPGEA-UFV), Prof.ª Catariny Cabral Aleman Pina (Chefe do DEA), Prof. Mario Luiz Chizzotti (Chefe do Centro Ciências Agrárias), Prof.ª Karla Maria Damiano Teixeira (Assessora Especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) e Prof. Demetrius David da Silva (Reitor da UFV e Orientador do PPGEA-UFV). Da solenidade destaca-se quando o Prof. Demetrius comenta sobre a trajetória dele como discente do Programa e que continua, agora, como orientador do Programa e professor da UFV. Encerrada a solenidade, foi iniciada a palestra de abertura “Os 52 Anos de História do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa” proferida pela Prof.ª Lêda Rita D’Antonino Faroni, orientadora do PPGEA-UFV. Na palestra foi comentada sobre a cronologia do desenvolvimento do Programa tanto no curso de Mestrado quanto no de Doutorado, além dos feitos alcançados ao longo da história. Logo em seguida, foi composta uma mesa redonda com a participação do Prof. Ernandes para discussão da palestra.

Após o momento de confraternização do evento, deu-se início ao painel “Como construir programas de pós-graduação de excelência” com a participação de três programas de pós-graduação da UFV, com nível de excelência internacional, classificados com conceito 7 nas avaliações da CAPES. O painel foi iniciado pelo moderador Prof. Daniel Marçal de Queiroz, orientador do PPGEA-UFV, e conduzido no formato de três palestras curtas com uma discussão ao final com a presença de todos os palestrantes e do moderador. Para começar o painel, o Prof. Daniel fez uma breve apresentação com alguns dados comparativos de produção científica do PPGEA-UFV com os outros programas participantes do painel. Logo em seguida, iniciou a primeira palestra do painel, que foi conduzida pela Prof.ª Josefina Bressan, orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da UFV. Dentre os pontos apresentados, destaca-se como o adequado preenchimento do Relatório Anual CAPES é importante para subsidiar uma boa avaliação dos Programas de Pós-Graduação. Na segunda palestra, o Prof. Simon Luke Elliot, orientador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV, mostrou como a política adotada pelo próprio Programa de Entomologia permite consolidar a excelência do Programa. Na terceira palestra, o Prof. Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, orientador do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da UFV, apresentou como a gestão de pessoas (professores e discentes) pode colaborar na excelência do Programa de Fitopatologia. Finalizado o painel, foram distribuídos alguns brindes aos presentes e encerrado o evento.

A Coordenação do PPGEA-UFV parabeniza pelo comprometimento, atenção e competência dos organizadores, palestrantes e de todos que ajudaram direta ou indiretamente para a realização desse evento memorável.

Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Engenharia Agricola